TANYX® é um dispositivo desenvolvido para ser uma versão menor, mais fácil de usar e sem fios dos aparelhos TENS utilizados atualmente. É o único produto disponível no mercado pronto para uso, regulado na frequência da dor e autoaplicável, além de ser o único descartável após o término da bateria. TANYX® é um sistema eletrônico revolucionário, desenhado para aplicar uma estimulação elétrica diretamente ao corpo, para o alívio sintomático de dores em geral, tais como de origem muscular, tendinosa, articular e decorrentes de tensões musculares.
TENS (Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation ou Neuroestimulação Elétrica Transcutânea) é um método não invasivo e não medicamentoso de controle ou redução da dor. Ondas elétricas moderadas, seguras e confortáveis, são aplicadas por eletrodos através da pele, e proporcionam o controle da dor ao usuário. O TENS é utilizado pela medicina há décadas e, em terminologia simples, ele reduz ou controla o estímulo da dor, interferindo em sua transmissão para o cérebro, aumentando a liberação de substâncias químicas naturais produzidas pelo corpo para reduzir a dor (Endorfina).
TANYX® possui dois modos de estímulos. Contínuo: onde os estímulos elétricos são emitidos de maneira contínua, sem interrupções. Intermitente (pulso): os pulsos elétricos são emitidos com intervalos, não de forma constante. Para períodos menores que 30 minutos, o modo “contínuo” é o mais indicado. Após 30 minutos de utilização no modo contínuo, deve-se alterar para o modo “pulso”, para evitar acomodação das fibras nervosas e melhorar sua eficácia no alívio da dor.
Sobre as fibras nervosas que encaminham o sinal do local da dor para o cérebro, como por exemplo as regiões da lombar (acima do cóccix) ou da cervical (nuca).
TANYX® não tem risco de overdose, podendo ser utilizado por quanto tempo ou quantas vezes for necessário, ou de acordo com a indicação do médico.
Sessões de 20 a 30 minutos são suficientes para o alívio da dor. O efeito analgésico causado pode se prolongar por várias horas, podendo ser utilizado novamente quando a dor voltar.
As dores têm origem distinta e cada organismo é diferente. Em alguns casos, a dor pode desaparecer alguns minutos após a aplicação do TANYX®. Em outros, há a necessidade de repetir a utilização, dando continuidade ao tratamento.
Sim. Não há problemas em utilizar o TANYX® enquanto trabalha, dirige ou executa outro tipo de atividade, inclusive esportes, desde que o aparelho esteja bem colocado para não se soltar.
Sim. A segurança da tecnologia TENS é comprovada através de estudos clínicos realizados no Brasil e exterior, além de possuir registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no FDA (Food and Drug Adminstration) e certificação pela UL (Underwriters Laboratories, uma organização fundada em 1894, nos Estados Unidos da América, que faz a certificação de produtos e sua segurança).
Não. O produto pode ser utilizado por quanto tempo se desejar, ou quantas vezes quiser. Não existe nenhum tipo de risco ou problema em sua utilização por tempo prolongado.
TANYX® funciona como um analgésico, eliminando ou aliviando a dor, mas não trata a sua causa. Recomendamos a consulta e o acompanhamento médico para o diagnóstico e tratamento da causa da dor.
Não. Como qualquer aparelho elétrico/eletrônico, ele não deve ser molhado, utilizado em locais muito úmidos (saunas, piscinas, etc.), ou exposto a altas temperaturas.
Não. As intensidades e frequências das ondas elétricas estão em um nível totalmente seguro. Porém, ao colocar os dedos sobre os eletrodos com o aparelho ligado, tem-se a sensação de um pequeno choque elétrico, que pode ser desconfortável, mas que não oferece nenhum tipo de risco.
Tanyx é totalmente isento de drogas. O que causa a interrupção da dor são os estímulos elétricos, que promovem a analgesia e o relaxamento muscular, e interrompem o envio da informação da dor ao cérebro.
Sim, TANYX® não tem interação medicamentosa e se mostra um grande coadjuvante em vários tratamentos, podendo ser utilizado concomitantemente com outros medicamentos.
Sim. TANYX® possui um efeito hemodinâmico, potencializando e melhorando a ação de medicamentos no local da dor. Este efeito foi comprovado por imagens no Departamento de Medicina Nuclear do Hospital Sírio Libanês.
Sim. Ele pode ser utilizado diversas vezes, até que sua bateria se esgote, e então deverá ser descartado nos coletores destinados a produtos eletrônicos e de acordo com a legislação local.