Perguntas frequentes

O QUE É TANYX®?

TANYX® é um dispositivo desenvolvido para ser uma versão menor, sem fios e mais fácil de usar do que outros aparelhos TENS utilizados atualmente. É o único produto disponível no mercado pronto para uso, regulado na frequência da dor (TENS pode ter outras finalidades que não a analgesia) e por isso autoaplicável, além de ser o único descartável após o término da bateria e ser tão barato quanto um tratamento medicamentoso. TANYX® é um sistema eletrônico revolucionário, desenhado para aplicar diretamente ao corpo uma estimulação elétrica, visando o alívio sintomático de dores em geral, tais como dores de origem muscular, tendinosa, articular e decorrentes de tensões musculares.

QUAIS AS PRINCIPAIS INDICAÇÕES DO TANYX®?

TANYX® é indicado para:
• Lombalgia e dorsalgias (dor nas costas)
• Cervicalgias (dor no pescoço)
• Dismenorreia
• Osteoartrite e artroses
• Tendinite crônica, como tendinite de Aquiles, tendinite do manguito rotador (ombro de tenista)
• Epicondilite crônica
• Fasceíte plantar
• Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT)
• Síndrome do túnel do carpo (STC)
• Bursites, como bursite trocantérica e de ombro
• Fibromialgia
• Outras dores musculares crônicas nas extremidades superiores (braços) e inferiores (pernas)
• Dor pélvica crônica refratária
• Dores pós-operatórias
• Dores pós-parto
• Dor pélvica crônica (como por exemplo, a endometriose)

QUAIS AS PRINCIPAIS CONTRAINDICAÇÕES DO TANYX®?

O TANYX® não deve ser aplicado:
• Sobre a artéria carótida (região lateral do pescoço)
• Região anterior do pescoço
• Na região frontal da cabeça (testa) e face
• Sobre as mamas
• Sobre feridas abertas

O TANYX® não deve ser utilizado:
• Em pacientes portadores de marcapasso ou desfibrilador
• Simultaneamente com equipamentos cirúrgicos de alta frequência
• Sm pacientes com próteses metálicas (em partes do corpo que tenham próteses metálicas)
• Por pacientes cuja causa da dor seja desconhecida
• Em quadros dolorosos causados por apendicites, gastralgias (dor de estômago), hepatite, etc
• Durante a gravidez (a segurança da estimulação elétrica em grávidas não está estabelecida)

O PRODUTO É DESCARTÁVEL?

Sim. Ele pode ser utilizado diversas vezes até que sua bateria se esgote e então será descartado. Este descarte deverá ser realizado nos coletores destinados a produtos eletrônicos e de acordo com a legislação local.

O QUE É TENS?

TENS (Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation) ou Neuroestimulação Elétrica Transcutânea, oferece um modo não invasivo e não medicamentoso de controle ou redução da dor. Ondas elétricas moderadas, seguras e confortáveis são transcutaneamente aplicadas através de eletrodos, que proporcionam o controle da dor aos usuários. O TENS é utilizado pela medicina há décadas e em terminologia simples, o TENS reduz ou controla o estímulo da dor, interferindo em sua transmissão para o cérebro (Teoria do Portão), aumentando a produção e liberação de substâncias químicas naturais pelo corpo para reduzir a dor (Teoria da Endorfina). *Transcutânea: através da pele.

O QUE DIFERENCIA O TANYX® DOS OUTROS PRODUTOS TENS?

A diferença entre o TANYX® e os outros aparelhos TENS é que o TANYX® é um produto específico para o alívio da dor. Sua frequência já é ajustada previamente, o que facilita a utilização pelo consumidor final, não necessitando o auxílio de especialistas, como é o caso dos outros produtos TENS encontrados hoje no mercado. É o único aparelho TENS realmente autoaplicável, descartável e barato.

QUANTOS MODOS DE ESTÍMULOS TEM O TANYX®?

TANYX® possui dois modos de estímulos. Contínuo: onde os estímulos elétricos são emitidos de maneira contínua, sem interrupções. Intermitente (pulso): os pulsos elétricos são emitidos com intervalos, não de forma constante. O modo intermitente deve ser aplicado quando o produto for utilizado por mais de meia hora em modo contínuo. Após este período, recomenda-se alterar para modo “pulso”.

QUANTOS NÍVEIS DE INTENSIDADE TEM O PRODUTO?

O TANYX® possui três níveis de intensidade:
• L (Low) = Baixo
• M (Medium) = Médio
• H (High) = Alto

QUAL É O MELHOR NÍVEL A SER UTILIZADO?

Não existe um nível melhor. O Consumidor deve usar o nível que lhe traga maior conforto e/ou alívio da dor.

COMO DEVE SER USADO?

Para períodos menores que 30 minutos, o modo “contínuo” é o mais indicado. Após 30 minutos de utilização no modo contínuo, deve-se alterar para o modo “pulso”, para evitar acomodação das fibras nervosas e melhorar sua eficácia no alivio da dor.

ONDE COLOCO O TANYX®?

O TANYX® tem três mecanismos de ação:
1. “Corta” a informação da dor que vai ao cérebro (Teoria dos Portões)
2. Liberação de endorfinas pelo organismo
3. Parestesia local
Portanto, pode ser utilizado:
• Sobre o local da dor e/ou
• Sobre as fibras nervosas que encaminham o sinal do local da dor para o cérebro, como por exemplo: as vértebras C7 ou S5.

A DOR SOME IMEDIATAMENTE APÓS A APLICAÇÃO?

A dor tem origem distinta e cada organismo se difere um do outro. Para algumas pessoas e suas respectivas indicações, a dor pode desaparecer em alguns minutos após a aplicação do TANYX®, porém em outros casos há a necessidade de repetir a utilização, dando continuidade ao tratamento.

QUAL É O TEMPO MAIS EFICAZ PARA SE UTILIZAR O TANYX®?

TANYX® não tem risco de overdose, podendo ser utilizado por quanto tempo ou por quantas vezes for necessário ou de acordo com a indicação do médico, porém sessões de 20 a 30 minutos são suficientes para o alívio da dor. O efeito analgésico causado pode se prolongar por várias horas, podendo ser utilizado novamente quando a dor voltar. Significa que cada sessão de TANYX® possui um custo mais acessível do que um tratamento medicamentoso tradicional para a dor (R$ 3,85).

TANYX® PODE SER USADO MAIS DE UMA VEZ?

Sim, a bateria do produto dura até 10 horas. O tempo médio para alívio da dor é de 20 a 30 minutos, porém pode ser usado por períodos mais longos, já que o TANYX® não possui risco de overdose. Isso significa que poderá ser utilizado por cerca de 20 vezes. Após a utilização, cobrir com o papel protetor e depois acondicioná-lo dentro do blister para manter a aderência do gel.

PODE SER UTILIZADO EM CRIANÇAS?

Sim. TANYX® pode ser utilizado em crianças a partir de 06 anos de idade, desde que não cause nenhuma sensação de desconforto e rejeição durante o tratamento.

O TANYX® PODE SER UTILIZADO DURANTE SUAS ATIVIDADES ROTINEIRAS, DE TRABALHO, OU ATIVIDADE FÍSICA?

Sim. Não há problemas em utilizar o TANYX® enquanto trabalha, dirige, ou executa outro tipo de atividade, inclusive esportes, desde que o aparelho esteja bem colocado para não se soltar.

O USO DO TANYX® É SEGURO?

Sim. A segurança da tecnologia TENS é comprovada através de estudos clínicos realizados no Brasil e exterior, além de possuir registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no FDA (Food and Drug Adminstration) e certificação pela UL.

EXISTE RISCO DE OVERDOSE?

Não. O produto pode ser utilizado por quanto tempo se desejar, ou quantas vezes quiser. Não existe nenhum tipo de risco ou problema em sua utilização por tempo prolongado.

SE O TANYX® ELIMINA A DOR, ISTO NÃO PODE TRAZER OUTROS PROBLEMAS COM RELAÇÃO A SUA CAUSA?

TANYX® funciona para o usuário semelhante aos outros analgésicos, eliminando ou aliviando a dor, mas sua causa deve ser investigada. Sugerimos sempre a consulta de um médico para diagnosticação da mesma.

POSSO MOLHAR O TANYX®?

Não. Como qualquer aparelho elétrico/eletrônico, ele não deve ser molhado, utilizado em locais muito úmidos (saunas, piscinas, etc), ou exposto a altas temperaturas.

EXISTE RISCO DE DESCARGA ELÉTRICA PERIGOSA AO MANUSEÁ-LO?

Não. As intensidades e frequências das ondas elétricas estão em um nível totalmente seguro e que não nenhum risco ou advertência. Porém, ao colocar os dedos sobre os eletrodos com o aparelho ligado, tem-se a sensação de um pequeno choque elétrico, que pode ser desconfortável, mas que não oferece nenhum tipo de risco.

EXISTEM ESTUDOS REALIZADOS COM O TANYX®?

Sim, foram realizados estudos em parceria com a USP de Ribeirão Preto (Clínica da Dor), onde foram realizados testes (duplo-cego) para:
• Cervical (Pescoço)
• Dismenorreia
• Dor Lombar
• Fibromialgia
• Joelho
Também foram realizados testes no Chile e hoje está sendo desenvolvido um teste para Dismenorreia junto com a UNICAMP, em Campinas. Além disso, muitos outros estudos publicados em revistas indexadas científicas de primeira linha atestam a eficácia e segurança da tecnologia TENS, nos mesmos parâmetros utilizados pelo TANYX®, portanto quando falamos de TENS para a dor, dentro de um espectro de frequência, intensidade e largura de pulso, as evidências científicas são inquestionáveis.

O QUE É UM ESTUDO DUPLO-CEGO?

Estudo duplo-cego ou ensaio clínico em dupla ocultação é um método de ensaio clínico realizado em seres humanos em que nem o examinado (objeto de estudo) e nem o examinador sabem o que está sendo utilizado como variável em um dado momento. É comumente usado como critério de validação de práticas experimentais quantitativas em ciência. No Caso do TANYX® foram utilizados aparelhos “placebos”, nos quais foram cortadas as ligações entre o software e os eletrodos, assim o aparelho ligava normalmente, porém não produzia estímulos nos pacientes.

ESTE ESTUDO PODE SER QUESTIONADO DE ALGUMA FORMA?

Não. Trata-se de um estudo duplo-cego, realizado com a utilização de placebos e com um número significativo de pacientes (240). O estudo foi concluído com resultados positivos e deverá ser apresentado em congressos e publicado em revistas científicas internacionais indexadas. Foi o primeiro estudo duplo-cego realizado com um equipamento TENS.

DURANTE A APLICAÇÃO, O ORGANISMO ABSORVE ALGUMA DROGA?

Não. O produto é totalmente livre de drogas. Não existe nenhuma absorção de drogas. O que causa a interrupção da dor são estímulos elétricos, que promovem uma analgesia, relaxamento muscular e interrompem a informação ao cérebro de que a dor existe.

POSSO UTILIZAR TANYX® JUNTO COM MEDICAMENTOS?

Sim, TANYX® não tem interação medicamentosa.

TANYX® PODE SER PRESCRITO JUNTAMENTE COM ANTI-INFLAMATÓRIOS E ANALGÉSICOS PARA UM MESMO TRATAMENTO?

Sim. TANYX® possui um efeito hemodinâmico, funcionando como um “drug-delivery”, potencializando e melhorando a ação de medicamentos no local da dor. Este efeito foi comprovado por imagens no Departamento de Medicina Nuclear do Hospital Sírio Libanês.

EXISTE INTERAÇÃO COM DROGAS?

Não. O TANYX® se mostra um grande coadjuvante em vários tratamentos, podendo ser utilizado concomitantemente com outros medicamentos.

TANYX® É CARO?

TANYX® rende mais de 20 vezes se utilizado em sessões de 20 a 30 minutos e possui um custo médio ao consumidor final de R$ 77,00. Isto significa que cada sessão de TANYX® custa em torno de R$3,85, tornando o aparelho e o tratamento mais barato que um tratamento medicamentoso.

QUAIS SÃO AS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO TANYX®?

• Frequência de pulso: 55Hz
• Largura de Pulso: 80µs
• Intensidade ajustável: L (baixa), M (média); H (alta);
• Faixa de Operação: (carga de 500 ohm): 40 mA a 50mA (corrente de pico)
• Modos: Contínuo ou Pulsante
• Duração mínima: 8 horas
• Alimentação: bateria de lítio de 3 volts CR2025
• Temperatura de operação: 0°C ~ 60°C
• Grau de Proteção: IPX0
• Armazenamento: Manter em local seco com temperatura entre -20ºC ~ 60ºC

TANYX® É MAIS EFICIENTE PARA DORES CRÔNICAS OU AGUDAS?

Estudos demonstram que a eficiência da tecnologia TENS é melhor em dores crônicas, porém pode ser utilizado para dores agudas tendo bons resultados dependendo do local e a causa da dor.

TANYX® POSSUI REGISTROS REGULATÓRIOS?

Sim. TANYX® está registrado junto a ANVISA, FDA e possui certificação pela UL. Este fato mostra que o produto passou pelos mais rigorosos processos de regularização do mundo.

CASO SEU PRODUTO PARE DE FUNCIONAR APÓS 5 MINUTOS:

O aparelho pode não estar reconhecendo que esta em contato com a pele. Verifique a aderência do gel. Caso o problema persista, mude para a intensidade média no botão intensidade “M” de seu TANYX®.

A LUZ ESTÁ PISCANDO MUITO RAPIDAMENTE:

Isto é sinal de que a bateria de seu TANYX® acabará em aproximadamente 30 minutos de uso.

O GEL NÃO ADERE À PELE:

Umedeça o gel passando os dedos molhados sobre ele. Verifique se a pele não está oleosa demais. Caso afirmativo, retire o excesso de oleosidade. Verifique se o local tem muitos pelos. Se necessário, remova-os para melhor fixação. Caso o usuário deseje utilizar o produto durante movimento corporal, uma bandagem pode ser utilizada para manter o aparelho fixo no local de aplicação.

A BATERIA ACABOU:

Descarte seu produto de acordo com a legislação local.

O QUE FAZER APÓS O FIM DA BATERIA?

Após a bateria se esgotar, o produto deve ser descartado. NÃO é possível a substituição da bateria.

COMO SABER QUE A BATERIA ACABOU?

Assim que a bateria se esgota por completo, a luz LED do produto para de piscar e o produto para de emitir sinais elétricos. Em alguns casos, dependendo da percepção da pessoa, quando a bateria está perto do fim a pessoa pode não sentir os estímulos elétricos que ficam mais fracos.